Renata Pereira ✺ Escrita Criativa
Valores que guiam o meu trabalho
Como disse na página principal, além da técnica, o maior norteador do meu trabalho é a sensibilidade. Acredito que, num cenário de artes, a subjetividade dos artistas precisa sempre ser levada em consideração, sem deixar de lado a necessidade de críticas construtivas e sugestões bem-intencionadas.

Leitura Crítica
Sabe quando a gente termina de escrever, sente que tem algo de errado, mas não sabe apontar o quê? É nesse momento que a leitora crítica entra para ajudar no processo criativo. Com um olhar técnico e afetivo, ela desconstrói o texto para entender o que está funcionando ou não, analisando a coesão interna de cada parte da obra: enredo, temporalidade, narração, personagens, etc. Com apontamentos globais e específicos, a leitura crítica é um passo necessário para deixar um manuscrito com um semblante profissional.
Girl reading, 1921 - 1922, by Magnus Enckell
Independemente do quão habilidosos formos, sempre vamos precisar de um olhar externo.
É importante naturalizar a necessidade da crítica pois mesmo em livros muito bons, é vital que haja edição e retoques. Ao longo da história, essa função era relegada ao editor. No entanto, hoje em dia, a maioria das editoras mal toca no manuscrito antes de publicar e é esperado que ele já chegue pronto. Por isso, para publicar com uma editora, é recomendado que o texto passe por leitura crítica e revisão antes do envio.

Woman Reading by a Paper-Bell Shade, Henry Robert Morland, 1766
Veja um exemplo de um texto antes e depois de leitura crítica
Antes
Era um menino de olhar curioso, que gostava de passar horas sentado embaixo de uma árvore, observando os pássaros. Ele não falava muito, mas parecia entender os sons que eles faziam. Quando assobiava, os pássaros respondiam, como se estivessem conversando com ele. Ele achava que cada canto tinha um significado: o sabiá parecia triste, e o bem-te-vi parecia sempre estar contando alguma coisa importante. O menino não sabia explicar como, mas sentia que os pássaros confiavam nele, como se fossem velhos amigos que não precisavam de palavras para se entender.
Depois
Lucca era um menino de olhar curioso, afeito por passar horas debaixo de árvores observando os pássaros. Não falava muito, mas entendia os sons que as aves faziam. Quando assobiava, eles respondiam, num vai e vem de conversa. Para ele, cada canto tinha um significado: o sabiá parecia triste, o bem-te-vi parecia sempre estar contando alguma coisa importante e o joão de barro espiava pela janela para cantar por comida. Sem ter como explicar, acreditava que os pássaros confiavam nele, como velhos amigos que deixaram de precisar de palavras.
Texto ilustrativo para exemplificar o processo

Entre em contato para marcar ou para mais informações
51 998970497
@renata.npereira

Consultoria Literária
Contrariando a ideia popular de que a escrita é um ato individual e isolado, hoje em dia é sabido que o processo criativo se enriquece na troca. Na consultoria literária, o consultor serve como um mestre que facilita o processo de escrita e edição do cliente, propondo um caminho já mapeado com orientações e repertório selecionado para as especificidades do projeto.
Para quem é?
Escritores com projeto de livro definido.
Benefícios
Ajuda na constância por meio do compromisso
Feedbacks recorrentes e orientação nas escolhas narrativas
Aulas, oficinas e materiais selecionados a dedo
Gustav Klimt's L'Arbre de Vie (1905-1909)
Aulas particulares
Escrita, Redação, Inglês, Literatura
Em todas as disciplinas que ensino, busco criar metodologias únicas para cada aluno - baseadas em seus interesses culturais e aptidões. Com uma abordagem afetiva e lúdica, construo um cronograma de estudos que se adeque aos objetivos e busca de Sentido do aluno em questão, enfatizando o propósito como elemento chave no processo de aprendizagem.

A Young Scholar and his Tutor de Rembrandt

Claude Monet (1872) by Pierre-Auguste Renoir
Revisão Textual
No calor da escrita, todo escritor deixa algo passar. Um errinho aqui, uma crase ali, uma concordância acolá. Mesmo o mais estudioso gramático perderia de vista alguns desvios em seu próprio manuscrito. Por mais que uma pessoa possa editar a sua própria obra com maestria, o olho cansa depois de ler tantas vezes o mesmo texto - e aí a ajuda de um profissional de revisão entra em questão. Com uma perspectiva externa, a revisora arremata os desvios esquecidos ao longo do texto para que o manuscrito possa encontrar a editora ou os leitores sem erros que os distraiam da criação literária.
Mapa Astropoético
Esta modalidade de mapa astral é específica para artistas que querem pensar na astrologia como uma ferramenta aliada ao processo criativo. Se ancorando na astrologia hermética e na astrologia psicológica, o mapa astropoético é uma abordagem inovadora que transpõe os símbolos do mapa para as diversas camadas do ato criativo.

Scenograph of the Planetary Orbits Encompassing the Earth, plate 3 from Harmonia Macrocosmica (1660)